12 abril 2011

Playlist Da Minha Vida: Iron Maiden - Piece Of Mind

Nesse post semanal colocarei os discos que fazem parte da formação do meu gosto musical e que estão entre os melhores para mim.

Capa do álbum

Começarei com a banda que é minha favorita, Iron Maiden, e o disco que eu mais gosto deles e que tem uma das melhores capas também, PIECE OF MIND.
Lançado em 1983 o álbum tinha a tarefa ingrata de suceder The Number Of The Beast, o maior clássico da donzela até então. Para a gravação do álbum aconteceu a troca do baterista Clive Burr por Nicko McBrain. Clive abandonou a banda por não querer estar sempre turnê e por problemas pessoais. Posteriormente Clive foi diagnosticado com esclerose múltipla, o Iron Maiden fez alguns shows beneficentes para arrecadar dinheiro para o tratamento de Clive.

Continue lendo para mais informações sobre o álbum.


Gravação:
Capa do single Flight Of Icarus
A gravação de Piece Of Mind ocorreu em 1983 no estúdio Compass Poing Studios nas Bahamas entre janeiro e março.

A capa:
Novamente desenhada por Derek Riggs, a capa traz um Eddie lobotomizado com uma placa de metal segurando os pedaços de sua cabeça, preso em uma camisa de força e acorrentado a uma sala acolchoada, típico de um manicômio. O título Piece Of Mind (Pedaço da mente) é um trocadilho com Peace Of Mind (Paz da mente).

Tracklist:
Where Eagles Dare
Revelations
Flight Of Icarus
Die With Your Boots On
The Trooper
Capa do single The Trooper
Still Life
Quest For Fire
Sun And Steel
To Tame A Land

Formação:
Steve Harris - Baixo
Bruce Dickinson - Vocal
Adrian Smith - Guitarra
Dave Murray - Guitarra
Nicko McBrain - Bateria

Singles:
Flight Of Icarus
The Trooper

O que não sai do meu playlist:
Where Eagles Dare
Revelations
The Trooper
Still Life
To Tame A Land

Piece Of Mind reafirma o estilo musical que a banda seguiria após a saída do Dianno, com músicas maiores, teatrais e com temas envolvendo literatura, história e mitologia. O disco abre com "Where Eagles Dare" e uma introdução de bateria muito boa, ótima maneira de Nicko mostrar a que veio.
O álbum segue com Revelations, música com um andamento mais lento, arrastado, em alguns momentos lembra até uma balada. Uma das melhores interpretações de Bruce Dickinson está nessa música. A música acelera de sua metade para o final, com solos perfeitos de Dave e Adrian.
Depois temos Flight Of Icarus, um hard rock muito bom com uma letra inspirada pela lenda de Icáro e seu pai. Tem um dos refrões mais marcantes do álbum, perfeito para shows. Destaque para a dupla de guitarristas aqui mostrando mais uma vez o que por que de serem considerados uma das melhores duplas do rock/metal.
Música que é esquecida pelos fãs é "Die With Your Boots On", boa música, bom refrão. Chegamos então em "The Trooper", maior clássico que saiu desse disco, muitos fãs dizem estar enjoado de ouvi-la mas é impossível não se empolgar ouvindo as cavalgadas no baixo de Steve Harris. A letra falando sobre uma batalha de forma tão apaixonada que contagia a todos, você quer ser o cavalheiro em direção aos seus inimigos.
Seguindo temos algumas palavras ditas de forma incompreensível, será uma mensagem subliminar? Nada, a banda era acusada de satanismo desde o lançamento de The Number Of The Beast e resolveram fazer uma brincadeira com isso, Nicko gravou sua voz dizendo "What ho said the t'ing with the three 'bonce', do not meddle with things you don't understand..." (O que disse a coisa com três cabeças, não mexa com coisas que não compreende), apenas provocando o pessoal que fica procurando pelo em ovo.
Em seguinda temos "Quest For Fire" e "Sun And Steel", são boas músicas mas não o farão pular de alegria ou empolgação. Parece que estão ali preparando o ouvinte para o que vem em seguida. "To Tame A Land" é a obra prima dessa álbum, uma das melhores músicas que a banda já compôs. Um épico de mais de 7 minutos, a música não possui refrão, mas mantém o ouvinte preso, quase que hipnotizado. O vocal de Bruce é espetacular, se alguém disser que Bruce não canta bem, mostre essa música para a pessoa. E temos aqui um dos melhores resultados da parceria Adrian e Dave, com riffs e solos muito bonitos. Uma música que vale pelo disco todo.


O que estão esperando? Vão ouvir Piece Of Mind.


"... He has the power to make it all end... "

Nenhum comentário:

Postar um comentário