04 abril 2011

Iron Maiden e Brasil, Uma Relação de Amor e Respeito

A história entre Iron Maiden e Brasil começa em 1985 com uma apresentação magistral na primeira edição do festival Rock In Rio, com a turnê World Slavery Tour, do álbum Powerslave. A banda já retornou para cá mais algumas vezes, no total de 9 já contando a turnê de 2011. Nessas passagens já vimos a banda com o Blaze Bayley como vocalista, na turnê de retorno de Bruce com mais um show sensacional no Rock In Rio, a turnê Somewhere Back In Time vindo duas vezes ao país.

As passagens da banda por aqui em 2008 e 2009 foram especiais, turnês comemorativas do clássicos da banda focando as músicas dos albuns até o Seventh Son Of A Seventh Son, trazendo para o setlist clássicos que nós queríamos ouvir a muito tempo e à anos a banda não tocava. Música como Aces High, Rime Of The Ancient Mariner, Moonchild, Phantom Of The Opera, entre outras. Além disse o Maiden trouxe toda sua aparelhagem para a apresentação de 2009 no seu avião Ed Force One, algo muito difícil de acontecer aqui em nosso país por ficar muito caro para as bandas.


O show que aconteceu no dia 26 de março de 2011 no estádio do Morumbi foi o primeiro da perna brasileira da turnê Final Frontier Tour que promove o novo álbum da banda, Final Frontier, ao todo foram 6 apresentações aqui passando por locais que, geralmente, não fazem parte do circuito de shows. A banda tocou, além de São Paulo, no Rio de Janeiro, Brasilia, Recife, Belém e Curitiba.

Voltando ao show de São Paulo. Sendo esse meu terceiro show da banda a ansiedade não foi tanta nos dias que antecederam a apresentação, mas chegado o dia 26 a animação toma conta, não tem como evitar, acredito que seja assim com todos os fãs da banda, todos torcendo para dia passar rapidamente.
Fui para o show com amigos e irmãos, chegamos ao estádio um pouco depois das 19 horas, a movimentação era grande fora do estádio com pessoas de todas idades, homens e mulheres com suas camisas estampando o mascote Eddie em suas mais diversas fases. Entrando no estádio e partindo para a pista o número de pessoas já dentro do estádio era enorme, com as arquibancadas laterais totalmente tomadas por fãs e a pista também com um grande número de pessoas.
Aqui cabe uma reclamação a uma tendência dos shows aqui no Brasil, a irritante Pista VIP, Premium, Gold ou qualquer que seja o nome. De um tempo para cá isso se tornou padrão por aqui, mas a desse show do Iron foi algo absurdo, a pista premium tomou, praticamente, metade da área total da pista. Além de separar os fãs pelo poder monetário e não pela paixão pela banda deixou pessoas da pista premium muito distante do palco, um absurdo.

Mas tudo isso é esquecido a partir do momento que Doctor Doctor, do UFO, começa a tocar nas caixas de som, todos sabem que essa é a deixa para o início do show. As luzes se apagam e começa a tocar Satellite 15, a música que abre o disco mais recente da donzela. Todos se animar, pulam, gritam e cantam junto, logo que começa The Final Frontier a banda entra no palco já botando tudo abaixo, todos animados e a platéia cantando a música junto com Bruce, mostrando que o novo álbum foi muito bem recebido por boa parte dos fãs. O show continua com a animação lá no topo, todos curtindo, aproveitando e fazendo questão de guardar tudo na memória. Logicamente a animação aumenta nos clássicos como Iron Maiden, The Evil That Men Do, Fear Of The Dark, The Number Of The Beast. A paixão e a energia que os fãs transmitem a banda é incomparável com outras bandas, fã de Iron Maiden é diferente por que Iron Maiden é diferente. Uma das maiores demonstrações de como o Maiden gosta de tocar por aqui foi a utilização de um Eddie pela primeira vez na turnê, ele apareceu na música Iron Maiden subindo por trás bateria. Com seus 8 metros de altura fez todo mundo vibrar.
Ao fim do show com a mais que clássica Running Free todos saem satisfeitos mas já contando os dias para a próxima passagem da banda por aqui, e pelo que Bruce disse "We will see you again" (Nós os veremos novamente), a volta não deve demorar muito. Estaremos esperando ansiosos.

Uma única reclamação tenho com a organização do evento, foi divulgado na mídia e nos ingressos que os show do Iron Maiden começaria as 21:30 horas, mas iniciou-se pontualmente as 21 horas, claramente um erro de informação da organização pois a banda não adiantaria seu show por respeito ao fã que ali estava, muitos chegaram com o show já começado por esse motivo. Desrespeito imperdoável com o cliente.

Setlist:
Satellite 15… The Final Frontier
El Dorado
2 Minutes to Midnight
The Talisman
Coming Home
Dance of Death
The Trooper
The Wicker Man
Blood Brothers
When the Wild Wind Blows
The Evil That Men Do
Fear of the Dark
Iron Maiden
====================
The Number of the Beast
Hallowed Be Thy Name
Running Free

Up The Irons!

Nenhum comentário:

Postar um comentário